sábado, 2 de janeiro de 2010




Um dia igual aos outros. Levanto-me e abro a janela. Gestos mecânicos que se repetem. Lá fora o tempo é cinzento. Um nevoeiro fininho envolve tudo em redor. A brisa molhada entra pela janela mas nem a sinto.

Passos iguais. Detenho-me no espelho. Olho para ele. Olho para mim. Não vejo as formas. Olho nos meus olhos. Olho para dentro dos meus olhos.

E vejo florestas densas. E vejo animais selvagens. E oiço sons primitivos de tambores. Vejo terra seca e pés negros descalços que dançam no ritmo ancestral de invocação dos deuses. Vejo fogo. E vejo o vento que agita os ramos das árvores altas que crescem rumo ao céu. Vejo a Natureza, fundo-me com a Natureza.

Regresso a um caminho. Percorro o carreiro íngreme que conduz a um local repleto de Paz. Encontro-me frente a frente com uma anciã de longos cabelos grisalhos que me olha. Meu Deus como me olha. Sinto-me de regresso a casa.

Mais acima existe outro caminho. Quando quiseres, quando puderes…

Olho para o espelho e dou-me conta que o meu cabelo cresceu.

3 comentários:

  1. Todos os caminhos me servem.
    Em todos serei o ébrio
    cabeceando nas esquinas.
    Uma rua deserta e o hálito
    das pessoas que se escondem,
    uma rua deserta e um rafeiro
    por companheiro.

    Ó mar que me sacode os cabelos
    que mulher alguma beijou,
    lágrimas que os meus olhos vertem
    no suor dos lagares,
    que uma onda vos misture
    e vos leve a morrer
    numa praia ignorada.

    Fernando Namora, em "Mar de Sargaços"

    ResponderEliminar
  2. Enero es una ventana abierta
    es sol, es pasto
    es un terere fresco
    es alegria
    son voces...
    es un helado
    es una música
    es el viento que se mece a la noche
    es el cantar de los pájaros
    de las cigarras
    es un poema
    es un ritmo...
    Enero es cuando me miro
    bailando
    amando
    saltando
    riendo...
    Enero es quien me mira
    y no me atrapa con su sombra.

    Besitos aprendiz
    Me gusta tu blog!
    :D

    ResponderEliminar
  3. que bom que vieste! a casa é tua. dou-te uma cadeira, uma almofada...um chá,um café, uma água, algo mais? :D

    Janeiro aqui...

    é frio é chuva é sol de inverno é calor de lareira é aconchego de lençóis é chocolate quente é dança é alegria é poesia é um vento que nos acaricia é princípio é a promessa de um recomeço...

    besitos Arami

    ResponderEliminar