segunda-feira, 1 de novembro de 2010

um pouco de Astrologia

ando a reler Vergílio Ferreira e a rever as aulas de astrologia do Nuno Michaels. entre os dois hesito...e vá-se lá saber porquê hoje escolho a astrologia

O Significado e o Propósito do Signo Ascendente

O que é o Ascendente?

É o signo do Zodíaco que surge no horizonte no momento exacto do nascimento, visto de um local específico.

O Ascendente representa a energia específica do instante em que nascemos, a “aura” desse momento único. É a essência desse momento que não se repetirá, a qualidade energética que nos deu as boas vindas ao chegarmos à existência. É como se representasse a maneira como cada um chega à vida ou a energia que estava disponível para nos receber. Como a Astrologia tem uma linguagem simbólica e um símbolo pode ser interpretado em muitos sentidos e a níveis diferentes, o Ascendente representa várias coisas em simultâneo.

Em termos físicos, e porque é calculado para o momento em que o corpo entra em contacto directo com o ambiente de uma forma individualizada, o Ascendente representa o corpo físico e a nossa aparência, o “veículo” que utilizaremos ao longo da vida para nos expressarmos e relacionarmos com o mundo. Ao longo da vida representa a imagem que projectamos sobre os outros, o nosso contacto espontâneo com o ambiente imediato, a imagem com que num primeiro contacto os outros ficam de nós, antes de nos conhecerem mais profundamente.

Em termos psicológicos, o Ascendente representa uma espécie de “marca psíquica” ligada às circunstâncias em que nascemos e que qualifica muitas vezes a forma como “nascemos” para as novas experiências da vida, como começamos as coisas, como nos projectamos espontaneamente no ambiente em redor, como nos afirmamos.

No teatro grego, a máscara que o actor usava para representar o seu papel numa tragédia ou numa comédia era chamada persona. A persona não era o actor mas a máscara usada para interagir com os outros actores. Em certo sentido o Ascendente é a nossa persona, que usamos para interagir com o mundo exterior e com os outros, uma espécie de “segunda pele” que funciona não só como uma capa exterior que é percepcionada pelos outros mas também como uma película psíquica que filtra a nossa própria percepção do Mundo.

Imaginem um guerreiro no tempo das Cruzadas. O Ascendente é a armadura que o guerreiro veste para travar a batalha, o equipamento que ele usa para cumprir o seu propósito. O propósito da batalha é simbolizado essencialmente pelo sol no mapa astrológico, porque o sol representa o processo de conquista progressiva de consciência ao longo da vida de modo a nos tornarmos quem nascemos para ser, para nos conhecermos e cumprirmos; mas o Ascendente qualifica o tipo de armadura e as suas características e assim informa sobre o estilo de combate e a forma como esse combate é travado.

Dito de outra forma, é como se o Ascendente simbolizasse um dos principais “temas” da vida: o que temos que aprender a fazer e a ser para “agarrar” a vida e a sua encarnação; quais os principais desafios colocados pela vida até desenvolvermos as qualidades que nos permitirão “abrir” o potencial do signo solar e poder expressá-lo criativamente na vida.

Isto permite-nos refletir sobre quais são as tarefas, os propósitos mais importantes de cada signo Ascendente.

6 comentários:

  1. Un artículio muito interessante. Como sabe calcular o seu ascendente?

    ResponderEliminar
  2. gracias kendito

    o cálculo do ascendente tem em conta a data e hora, o mais exacta possível, do nascimento assim como o local.

    Só para teres uma ideia cada signo divide-se em 30º. Ao longo das 24h do dia, todos os 12 signos se erguem no horizonte, o que significa que aproximadamente de 2 em 2 horas ( 24h a dividir por 12 signos) o ascendente muda e que a cada 4 minutos, em média, o ascendente avança 1 grau.

    Assim se nascermos exactamente ao nascer do sol o ascendente será o mesmo que o signo solar. Se nascermos ao pôr do sol o ascendente será o signo diametralmente oposto.

    tenho um programa que desenha mapas... se quiseres te posso dizer qual o teu ascendente

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. el mio creo que es ascendente escorpio a las 11:30 p.m del dia 5 de marzo 1971. mira-lo si quieres tengo mucha agua :-)))

    besos

    ResponderEliminar
  4. :D

    é necessário o local de nascimento para fazer os cálculos...

    beijitos

    ResponderEliminar
  5. ciudad de nacimiento Terrassa
    ;-)

    ResponderEliminar
  6. :)sim é escorpião o teu ascendente

    e sim tens muita água e também muito fogo ;)

    te enviarei o mapa...

    besitos

    ResponderEliminar