domingo, 28 de novembro de 2010

sagitário


Para todos os que têm o Sol em Sagitário, o seu Ascendente ou fortes energias de Júpiter no tema natal, este é o Arquétipo.



Polaridade: yang
Elemento: 3º signo do elemento fogo
Qualidade : mutável (final estação)
Planeta regente : Júpiter
Regente esotérico: Terra

O glifo de Sagitário é uma flecha (sagitta em latim), simplificação do símbolo do Centauro que aponta para o alto um arco, prestes a lançar uma flecha.

O centauro é uma criatura mitológica metade Homem metade cavalo. Tudo indica que se trata do centauro Quíron, um dos únicos centauros “amigos” do homem. Também foi Quíron o grande mestre de muitos heróis gregos, considerado sábio pelos próprios deuses do Olimpo. O símbolo do centauro representa a integração das polaridades: homem/animal. A parte humana está acima da animal, indicando os instintos domesticados pela consciência superior. Este centauro também é imortal e nele está contido o paradoxo – Humano/Divino. A seta apontando para o alto reflete a essência do signo: a busca do alto, a procura do conhecimento sagrado e universal que possibilita a sublimação da natureza mais básica do Homem. A flecha representa a procura cujo alvo está nas alturas. E ela liga este ser, meio Deus meio Homem, meio animal a algo que transcende todas estas condições. A flecha liga o mais baixo ao mais alto, a Terra ao Céu.

No ciclo anual das estações, Sagitário corresponde à passagem do Outono para o Inverno. Tudo o que deveria ter morrido já morreu e é tempo de preparação, para aqueles que sobreviveram, para o período mais duro, o tempo rigoroso do Inverno. Sagitário representa esta passagem, esta preparação interior. Este é o período onde a morte já foi aceite e interiorizada e neste estádio surge a Fé intuitiva e optimista de um ciclo que acaba para mais tarde recomeçar. Este ciclo de morte da natureza também abrirá um novo ciclo, que ultrapassa a matéria e as suas leis. Sagitário representa esse olhar para o futuro, para entender, significar e lidar com o presente. Esta Fé é como a neve que chega e magicamente protege as sementes que dormem no interior da terra à espera do momento único, do momento certo para poderem renascer. É preciso ter visão e uma compreensão do ciclo completo para entender o Inverno que se aproxima.

Como consequência evolutiva da fase anterior, o estádio de Sagitário representa a integração do que foi experienciado interiormente na fase de Escorpião. A morte do ego representa o nascimento do self. O Self é então uma estrutura na psique muito mais abrangente que passa a ser o centro consciente do indivíduo.

A energia Yang de Sagitário representa ultrapassar os limites daquilo que é pessoal, bem como as fronteiras psicológicas do ego e da ilusão de separação e de dualidade que ele trás consigo. Até esta fase o indivíduo experimentou tanto a noção de ego separado como fundido com o outro, mas em Sagitário surge a necessidade de ver-se inserido em algo maior, que não envolva um só outro mas todos os outros.

Por isso este signo representa a busca de uma verdade ou lei universal, que ultrapasse culturas, épocas e lugares. Esta busca tanto se manifesta através do impulso religioso como através de um sistema filosófico ou qualquer outro que permita o Homem compreender-se dentro de uma estrutura universal. A educação superior tanto no sentido de aprender como de ensinar estão profundamente ligadas a este signo.

Este estágio do ciclo representa também a transcendência de um estado físico para um espiritual. A compreensão da lei maior da existência, depois da vivência do nascimento (em Áries) e da morte (em Escorpião). A transcendência do instinto básico do homem – a sobrevivência.
Agora que já compreende intelectual e emocionalmente o ciclo da vida e morte, Sagitário procura o sentido da própria existência, o porquê maior de todo este processo, o objectivo da vida. Representa também a fé, a certeza absoluta, inquestionável na existência de uma inteligência superior que permeia todos os processos evolutivos.

Fascinado pelas diferentes culturas e religiões, Sagitário é o viajante aventureiro,inspirado por uma verdade universal que intui. E que irradia, sendo o arquétipo do mestre, do sábio professor.

O dom sagitariano é o de elevar os olhos para o céu, inspirar os outros ao que de mais elevado há na vida. O seu desafio evolutivo, ao contrário, é o de trazer o Céu à Terra. Sendo a Terra o seu regente esotérico, Sagitário é desafiado a ser o exemplo vivo e prático daquilo em que acredita e ensina. Trazer para a dimensão mais real, para a terra tudo o que ele concebeu noutra dimensão. A complexidade que ele capta deve ser traduzida na prática através da simplicidade.

No corpo humano Sagitário rege o fígado, coxas, quadris e região sacro-lombar.

2 comentários:

  1. me encanta como entiendes la astrologia!
    sabes lo que mas me interesa es la astrologia en el parto, creo que tenias informacion muy interesante sobre el efecto que tenia en el nacimiento.

    me gusta este tema!!!

    besos

    ResponderEliminar
  2. gracias linda

    me encanta a linguagem simbólica da astrologia na compreensão da natureza humana

    aconselho-te a ler Dane Rudhyar o nome mais importante da astrologia moderna, o pai da astrologia humanista e transpessoal

    irei escrevendo o que for aprendendo e a maneira como a vou integrando

    beijinhos

    PS ah! e o teu mapa não está esquecido ;)

    ResponderEliminar