quinta-feira, 21 de julho de 2011

A verdade é amor — escrevi um dia. Porque toda a relação com o mundo se funda na sensibilidade, como se aprendeu na infância e não mais se pôde esquecer. É esse equilíbrio interno que diz ao pintor que tal azul ou vermelho estão certos na composição de um quadro. É o mesmo equilíbrio indizível que ao filósofo impõe a verdade para a sua filosofia. Porque a filosofia é um excesso da arte. Ela acrescenta em razões ou explicações o que lhe impôs esse equilíbrio, resolvido noutros num poema, num quadro ou noutra forma de se ser artista.
Assim o que exprime o nosso equilíbrio interior, gerado no impensável ou impensado de nós, é um sentimento estético, um modo de sermos em sensibilidade, antes de o sermos em razão ou mesmo em inteligência. Porque só se entende o que se entende connosco, ou seja, como no amor, quando se está «feito um para o outro». Só entra em harmonia connosco o que o nosso equilíbrio consente. E só o consente, se o amar.

Vergílio Ferreira, in "Pensar"

3 comentários:

  1. Sensibilidades e inteligencia. También parcialmente unidas como en tu artículo anterior la furia y la tristeza. Muchos filósofos dirían que están separadas ya que la inteligencia trabaja con el pensamiento y la sensibilidad con sensaciones e imaginaciones. No sé, a mi particularmente me gusta creer que las dos funcionan a la vez, aunque no nos demos cuenta de ello. ¿Si no como te puedes amar a una persona toda tu vida si no es con la suma de las dos?

    Que "lío" más grande :))
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. :)) totalmente de acordo contigo. pensamento, sentimento e também acção estão todos interligados. e a harmonia interna advem da integração destes 3 "fluxos vitais".
    este é um tema que me apaixona - reintegração do corpo, da mente e do espírito (3 correntes energéticas fundamentais fluindo no corpo e ligadas às camadas germinativas celulares - ectoderme, mesoderme e endoderme
    :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. De todas las maneras, amiga mia, nos estamos "liando como la pata como un romano" (otra nueva expresión que tiene que ver con las caligae romanas). Mucho pensamos en los tres flujos energéticos, pero siempre hay uno que predomina. Aún y aestas edades mias no se cual es :))
    Bezoz (en andalús original jajajajaj)

    ResponderEliminar