domingo, 23 de janeiro de 2011

aquário

Polaridade: yang
Elemento: 3º signo do elemento Ar
Qualidade: fixa (no meio do Inverno)
Planeta regente: Saturno e Urano(co-regente)
Regente esotérico: Júpiter
Planeta exaltado : Mercúrio




O glifo de Aquário é composto da repetição de duas linhas que dão a aparência da água em movimento pelo ar, como as ondas do mar. O primeiro significado do glifo pode ser resumido como o ar em acção. Outro factor que se pode observar é a repetição das linhas que simbolizam a água, representando as águas superficiais e as águas mais profundas. O vento sobre a água provoca ondas, movimento. O outro símbolo do signo é o de um homem com uma ânfora nas mãos derramando água sobre o oceano. Este símbolo parece induzir a noção de contribuição para algo maior, de contribuição para um habitat colectivo final.

No meio do Inverno há uma grande transformação da paisagem. A chuva gelada, os ventos intensos vão eliminar todas as formas inúteis que foram mantidas na fase anterior. As velhas formas de vida que já não podem sobreviver vão morrer. Tudo o que inútil será eliminado. Aquário identifica-se com a necessidade de se libertar do velho, do que não tem mais sentido, dando lugar ao novo que virá depois. A acção deste signo é centrada no futuro.

Como ocorre com todos os signos anteriores, Aquário é um aperfeiçoamento da fase anterior. A sua acção consiste em eliminar o velho e ultrapassado que Capricórnio tentou conservar. Aquário ultrapassa os limites seguros que Capricórnio estipulou porque os sente restritivos. Aquário identifica-se com uma energia reformista, uma reacção libertadora à atitude conservadora do estádio anterior. Representa também a noção de igualdade colectiva, contrapondo-se à noção de hierarquias e de estatuto tão fortemente ligadas ao signo que o antecede.

No Zodíaco natural, Aquário é um signo que está em plena queda. Este declínio representa a queda do Ego e da individualidade isolada. Aquário põe o “eu” ao serviço do colectivo, é uma célula do organismo social. O forte senso egóico que se cria em Capricórnio transforma-se em Aquário num sentido de igualdade. Por isso a destruição das formas na Natureza corresponde à desintegração do Ego na psique e a própria queda no Zodíaco natural reflete este processo.

Este signo apresenta uma forte tendência reformista, revolucionária e progressista. Capta a tendência futura, aquilo que ainda virá, aquilo que toda a ordem social não consegue prever e num período inicial rejeita por parecer ameaçadora. Por isso este signo é visto como excêntrico, moderno, visionário. É uma fase de aceleração rumo ao futuro, onde o conceito de colectividade está sempre presente. O descontentamento torna-se muito intenso neste estádio e é ele que irá gerar força e criatividade para possibilitar o novo. Este processo dá-se de uma maneira abrupta pois rompe com a sólida estrutura de Capricórnio e provoca rupturas, por vezes violentas, mas que dinamizam os acontecimentos.

Assim, Aquário é o signo dos inconformistas, dos que não aceitam o estatismo do mundo, dos que rejeitam a cristalização do pensamento na matéria. Seres que recusam tudo o que não seja movimento e transformação. Seres de intuição, que já conhecem o poder criativo da vida, pelo dinamismo do seu permanente vir-a-Ser.

Aquário é o Signo da Liberdade.

Devido a todas estas qualidades como pode ser Saturno o regente tradicional de Aquário? Saturno na sua polaridade yin rege Capricórnio e representa a dimensão restritiva e conservadora do destronado deus Cronos. Porém na sua polaridade yang, Saturno remete-nos ao período onde Cronos foi o rei vigente, “a Idade de Ouro”. Na mitologia clássica a Idade do Ouro é o tempo onde o homem existiu num estado de verdadeira felicidade e onde a sociedade dos homens viveu num estado de paz, prosperidade e perfeita harmonia, utilizando com máxima sabedoria todos os recursos materiais ao serviço do crescimento espiritual da comunidade. A Idade do Ouro corresponde à noção utópica que hoje temos do Paraíso. Porém, sendo Aquário o signo representativo do futuro, Saturno como regente representa a realização concreta e realista, através do tempo e da maturidade do colectivo como um todo, onde o indivíduo trabalha no interesse do bem estar geral. Aquário é o visionário, pois vê este paraíso realizado na Terra.

Aquário percebe que se tudo o que a mente e o intelecto humano consegue conceber e implementar colectivamente, isto é, se toda a cultura, toda a ciência e toda a tecnologia de que hoje o ser humano é capaz, forem usados para o bem estar geral, então a Idade do Ouro não é uma utopia mas uma realidade possível. O Saturno de Aquário simboliza a sociedade madura, responsável, composta por indivíduos que trabalham para o colectivo, alinhando os seus interesses pessoais com os interesses que beneficiam um todo mais amplo.

Aquário é o signo que procura o grupo. O grupo desses com quem se identifica, com quem irá partilhar um projecto Maior.

Os companheiros de uma mesma viagem...

Urano como co-regente de Aquário, tem como palavras chave os ideais “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” e revolução é a sua forma de acção. Por isso é fácil perceber como a energia de Aquário vibra em correspondência com a de Urano.

O regente esotérico de Aquário é Júpiter. Aquário representa a mente científica, impessoal. Nele está presente uma certa frieza que às vezes se traduz numa indiferença ou até crueldade, no sentido de justificar o sacrifício de poucos para o bem de muitos, sobretudo quando inflado pela noção de progresso. A própria ideia de revolução implica por vezes violência, que é vista por Aquário como necessária para quebrar a força, o conservadorismo dominante. Júpiter como regente esotérico indica que o processo evolutivo deste signo passa por implementar uma ética muito elevada e sobretudo bondosa e compassiva na enérgica acção de Aquário. Júpiter possibilita a união entre verdade e bondade. Aquário tende a alguma hostilidade ou frieza quando expressa a verdade, fazendo com que ela seja dolorosa. Aquário também tende a sobrevalorizar a dimensão racional da mente com grande ênfase nos assuntos políticos e científicos. Júpiter aponta para a integração de uma dimensão espiritual não racional tanto na abordagem política como científica de Aquário. Outra tendência de Aquário é ser “do contra”, numa atitude de negar algo com que não concorda. Júpiter ensina a ser “a favor” do que se acredita, investir energia na construção do que é bom mais do que na destruição do que está errado.

A polaridade em Leão também representa a necessidade de haver um centro pessoal e uma individualidade muito conscientes e bem desenvolvidas para que em Aquário o indivíduo possa assegurar a sua singularidade no grupo ou no colectivo, em vez de de se identificar com a opinião colectiva. As massas não desenvolvem consciência, os indivíduos que a compõem sim. Leão também representa a capacidade de acção corajosa e virtuosa que Aquário vive em termos mentais. Leão convida Aquário a ser e agir conforme os seus ideais e suas aspirações mais elevadas. Ser o exemplo é uma forma eficaz de inspirar os outros e liderar o colectivo sendo um igual. O paradoxo individualidade/colectividade pode então ser integrado.

Para todos os que têm o Sol em Aquário, o seu Ascendente ou fortes energias de Urano no tema natal, este é o Arquétipo

2 comentários:

  1. Muy buena información,
    Al comienzo de este, año me dio la impresión que era un año de cambios. Por lo que dices no estaba muy equivocado en mis sensaciones. Wayyy!!
    Beijos

    ResponderEliminar