sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

a lua




A essência dos significados da Lua surgiu devido à sua natureza mutável e nocturna. Em primeiro lugar, a lua muda constantemente de fase, perfazendo o seu ciclo em 28 dias.

A sua mutabilidade é devida à sua posição em relação ao Sol. Quando está conjunta a ele, desaparece, pois o brilho solar ofusca a Lua, e neste período ela parece ser “fecundada” pelo Sol. Na próxima fase, distancia-se do sol e começa a crescer (gravidez), quando entra na fase do oposição fica totalmente cheia, e “dá a luz”, iluminando a noite escura e por fim minguando, volta a aproximar-se do sol, que a ofusca novamente, até desaparecer e reiniciar o ciclo.

Este é o princípio Lunar, que deu origem aos maiores significados da Lua: é o arquétipo da grande mãe, é o feminino, a gravidez, as emoções, os sentimentos, os afectos, o cuidado, a protecção, a nutrição, a alimentação.

A mutabilidade da Lua representa a mutabilidade dos sentimentos e afectos humanos e também a instabilidade.

Outros significados da Lua advêm da sua natureza nocturna.
A noite, nos primórdios da humanidade, era sinónimo de perigo, medo, desconhecido. Como os homens estavam muito expostos ao ataque de animais, saqueamento de suas reservas por inimigos, etc., a noite e a escuridão tornaram-se o principal arquétipo de medo no inconsciente colectivo do homem. Outras qualidades dadas deste arquétipo à lua são de imaginativa, impressionável e influenciável. E também fantasia, criatividade, sonho.

A lua condiciona uma série de eventos na terra, graças à sua influência gravitacional, afectando as marés, o crescimento da vegetação e todos os ciclos naturais.

Sendo assim, podemos perceber que a Lua é um condicionador importante para o homem, e toda a experiência associada a outros factores planetários também será profundamente influenciada pela Lua, isto é pela nossa percepção emocional, pelos nossos condicionamentos inconscientes e pelos nossos mecanismos de defesa.

A lua astrológica também representa nossos medos e a nossa defesa emocional inconsciente e imediata frente aos estímulos ameaçadores. A lua é nossa identidade emocional, a forma habitual de reacção, os padrões instintivos de comportamento e os condicionamentos aprendidos na infância.
Também rege as experiências passadas, a memória emocional, o passado, a tradição.

Enquanto o Sol representa nosso Self consciente (luz do dia), a Lua representa o Ego inconsciente e o comportamento emocional adquirido inconscientemente (escuridão da noite).
Enquanto o Sol representa a parte masculina da psique humana a Lua representa a sua componente feminina “Anima”, daí seus significados de figura materna, mulher, nutrição, casa, protecção.

O Glifo

O glifo da Lua simboliza o meio círculo, e portanto uma fracção do todo, algo que falta para chegar ao todo, um vazio.
Este vazio é também um importante significado da lua, aquilo que falta para a plenitude, as carências, o que precisa de alimento ou nutrição para “encher”, ou completar.
O símbolo do meio círculo também simboliza a “alma”, o sentir ou o intuir. Este símbolo também encerra em si a noção de passividade - receptividade.

No mapa natal a lua é interpretada no signo e na casa em que está e nos aspectos que faz aos outros planetas.

A Lua rege o signo de Caranguejo e a casa IV, e está exaltada em Touro.

8 comentários:

  1. segun seas hombre o mujer debe canviar su manera de ser. Aunque conozco mujeres cancer que niegan alguna parte de ellas mismas.

    besos

    udni

    ResponderEliminar
  2. :)

    homens e mulheres expressam as suas emoções de maneira diferente...

    a lua na mulher está ligada ao arquétipo da mãe enquanto que o "ser Mulher" está ligado a Vénus...

    a astrologia é uma linguagem simbólica que contêm o todo e a parte. A mim me encanta! :D

    beijitos

    ResponderEliminar
  3. Por cierto adinfo soy yo jijijijij
    Me equivoqué de cuenta

    ResponderEliminar
  4. Ah a lua, meu lar.
    e o quê faz a lua nos homens?
    Bjnhs

    ResponderEliminar
  5. kendito adinfo :O

    bem que os beijos me soaram familiares eheheheh


    kendopitecus, a lua nos homens faz o mesmo que nas mulheres. depende do signo onde está, da casa, dos aspectos que faz a outros planetas...

    Sabias que nos primórdios o signo lunar era considerado o signo da pessoa?
    Tão importante que o imperador Augustus mandou cunhar moedas com o Capricornius, seu signo lunar

    :)

    ResponderEliminar
  6. AD-Informàtica es el nombre de mi empresa por eso adinfo :-))

    ResponderEliminar