segunda-feira, 2 de agosto de 2010

andanças


o Andanças é um festival de dança e música popular de todo o mundo, em que quem toca e quem dança se junta para formar um colectivo que é muito mais que a mera soma das partes.

Dias de partilha, descoberta, convívio, relação com o outro, aprender ou experimentar a dançar, jogar, tocar, construir instrumentos e brinquedos tradicionais, passear pela serra, de se aventurar em novos espaços com pessoas diferentes (ou não) das que se encontram todos os dias.

Há 4 anos que reservo uns dias de férias para ir até S.Pedro do Sul participar nestas “andanças”. O ambiente que se vive que se respira que se dança é para mim único.

O dia começa com atelieres de yoga, meditação, chi kung, massagens a preparar-nos para o que vem. Que são as danças - 6 oficinas a decorrer simultaneamente, de manhã e à tarde. Danças de todo o mundo – de roda, de pares, singulares, como guiar. Ao fim da tarde novamente yoga, meditação…

E à noite praticar o que se aprendeu. Usar o espaço em harmonia com os outros, improvisar. Não são precisas palavras para partilhar.

Desejo a todos que de uma maneira ou de outra dancem. Se aventurem. Dancem com a vida. Sempre.

Um abraço enorme e redondo a todos.



4 comentários:

  1. Envidia sana me das. Disfruta mucho del festival y cuéntanos, cuéntanos.

    Besos

    ResponderEliminar
  2. A gente pode dançar com o corpo e com a mente.
    Mas sempre dançar

    ResponderEliminar
  3. disfruta mucho e evento. me encantaria estar ahí!!!

    ResponderEliminar
  4. :)
    foi assim...

    pés descalços na terra batida, a vida que sobe pelas pernas ao som dos tambores, das gaitas de foles, dos violinos, da música que o vento leva de palco em palco...

    movimentos aprendidos, improvisados

    corpos que descansam na relva sob o sol que brinca de esconde esconde com as folhas dos ramos das árvores altas junto ao adro da igreja onde alguém com um instrumento acabado de inventar brinca com acordes e descobre uma melodia...

    corpo mente espírito livres a dançar ou às vezes simplesmente a olhar ou às vezes simplesmente a sentir...

    tivesse eu o teu ojo de câmara Kend-ito e ficariam as imagens... :)

    quem sabe Udni um dia venhas até cá... ;)

    ResponderEliminar